USB – A evolução da Porta Serial

Você certamente já ouviu falar das “portas seriais”, também chamadas de RS-232. Se você ainda não sabe para que serve esse componente do seu computador, está na hora de entender um pouco mais sobre seu funcionamento e utilidades.

Considerada uma das conexões externas mais básicas de um computador, a porta serial já existe há mais de 20 anos nesses equipamentos. Mesmo que muitos aparelhos tenham a trocado por sua evolução, o USB, ela ainda é muito utilizada por muitos modens, impressoras, câmeras digitais, entre outros.

download

A porta serial tem a finalidade de conectar diversos equipamentos, como impressoras, scanners, modems, câmeras etc, ao computador. Sendo biridecional, permite que se envie e receba dados através de um cabo.
As RS-232 possuem tamanhos variados e por isso necessitam de conectores específicos para cada tipo de equipamento. Sendo assim, no fim da década de 1990, buscou-se uma alternativa mais rápida e compacta para as portas seriais, surgindo assim o Universal Serial Bus – o USB, sendo uma entrada universal que permite a conexão de diversos equipamentos a qualquer computador.

Além da padronização, o USB ainda pode suportar até 127 dispositivos conectados a ele e, desde sua criação, já passou por 7 versões! A evolução das portas seriais até o USB 3.0 se deve ao desenvolvimento das tecnologias da informação e, principalmente, da internet. Com a grande quantidade de arquivos que transferimos de nossos equipamentos para os computadores, como vídeos, músicas e fotos, é necessário o constante aperfeiçoamento dessas tecnologias de conexão.
Para facilitar seu acesso a diversos equipamentos, conheça os conversores seriais da Pró-digital!

usb