História do cronômetro

Utilizado em diversos eventos para controlar o tempo, o cronômetro é semelhante a um relógio, contendo um mostrador que indica os segundos e a fração de segundo. Seu uso se dá em diversos eventos, como palestras, apresentações, em câmaras de vereadores, assembléias legislativas, para controle de linhas de produção, em eventos esportivos, entre outros.

Possuindo movimento de relojoaria, o cronômetro tem um escape de âncora especial, permitindo que o impulso inicial e a travagem se façam com extrema precisão. Esse aparelho foi muito utilizado durante as navegações oceânicas, do século XV, para solucionar problemas em relação à determinação da longitude. Como os relógios da época eram ampulhetas, que com seus erros não possibilitavam seu uso na realização de cálculos precisos, era preciso se criar algo mais confiável.

Apenas em 1671, através de vários avanços técnicos na relojoaria, William Clement criou o escape de âncora. Quase 50 anos depois, em 1714, o Parlamento Britânico ofereceu uma recompensa para quem descobrisse um método seguro para calcular a longitude no mar, criando um aparelho com precisão e confiabilidade.

Assim, em 1735, John Harrison construiu o primeiro cronômetro marítimo, sendo utilizado pela primeira vez pela marinha inglesa a bordo do Centurion, em uma viagem a Lisboa. O primeiro modelo pesava 35kg, porém o inventor o aperfeiçoou até que chegasse a 1,5kg, sendo usado em uma viagem a Jamaica, em 1760.

Apesar de todos os testes e aperfeiçoamentos do aparelho, os comandantes não confiavam totalmente no instrumento, que só passou a ser usado regularmente no século XIX, juntamente ao aparecimento da emissão de um sinal horário que permitia ajustes.

Atualmente a grande maioria dos cronômetros são eletrônicos, podendo ser progressivos ou regressivos. Os cronômetros da Pró-Digital compõe-se de uma central horária e um display para visualização. É através da central horária que se comanda a configuração de cronometragem e comandos de início e parada doxycycline tablets buy online. O display permite a visualização do tempo a uma distância de até 40 metros.

No caso de falta de energia, a memória da central horária estará protegida contra falhas através de uma bateria que garantirá o funcionamento do relógio interno. Para saber mais informações sobre os modelos de cronômetros clique aqui.